tedesco:
soluções inteligentes e sustentáveis

ESTAÇÕES REDUTORAS DE PRESSÃO, PARA QUE SERVEM?

A redução de pressão garante uma entrega de água uniforme nos pontos de consumo. Qualidade e inteligência que só uma empresa experiente pode garantir a você.

ESTAÇÃO REDUTORA DE PRESSÃO

A ESTAÇÃO REDUTORA DE PRESSÃO é um equipamento responsável na redução de pressão em prumadas de fornecimento de água, medido por peso em metros de coluna de água (M.C.A). Este instrumento é obrigatório em prédios e empreendimentos acima de 12 pavimentos para reduzir a pressão em níveis consideráveis em tubulações e em dispositivos dentro de cada apartamento, evitando danos, reparos e acidentes nas instalações hidráulicas, devida às altas pressões. 

A estação redutora de pressão também é conhecida como reguladora de fluxo para que haja uma redução de pressão de água necessária para cada ponto, principalmente onde ultrapassa o que a norma regulamentadora ABNT 5626/1998 permite, ou seja, até 40mca.

Não ter uma estação redutora de pressão em seu condomínio pode causar alguns problemas e até prejudicar a estrutura, como:

⚪ Excesso de consumo de água;

⚪ Ruídos constantes na tubulação;

⚪ Ruptura de conexões, flexíveis e tubulação;

⚪ Golpe de aríete.

A estação redutora de pressão pode ter a sua configuração ajustada para qualquer nível de pressão necessária a jusante, ou seja, o lado inverso à nascente, que esteja em adequação aos parâmetros de construção de cada tipo de válvula. 

Ela tem por finalidade básica a regulação da pressão de saída da água para setores classificados como coletivos da rede de distribuição de condomínios de água fria e água quente, regulando a rede para que não haja nenhum tipo de excesso de pressão de água, o que poderia gerar danos nos ramais.

A estação redutora de pressão é fundamental especialmente para os edifícios considerados altos, pois promove uma gestão de pressão apropriada, precisa e eficaz.

Instalação e Manutenção de
Estações Redutoras de Pressão

Em edifícios altos, é importante a gestão da pressão  definida em projeto para que o sistema mantenha um perfeito desempenho e vida útil.

Nos edifícios que são abastecidos de água a partir de um reservatório superior, a pressão na tubulação de água em decorrência da gravidade é maior nos andares inferiores e dependendo da altura a mesma se não for controlada poderá ultrapassar limite e ocasionar danos da própria tubulação da prumada, ramais adjacentes e mecanismos de caixa acoplada, monocomandos, ligações flexíveis e etc.

O funcionamento adequado da válvula redutora de pressão deve ser verificado periodicamente, de preferência, através da leitura de um manômetro aferido. Qualquer irregularidade deve ser imediatamente corrigida.

Este sistema, deverá fazer parte do plano de manutenção de seu edifício, com verificações e pareceres técnicos periódicos quanto a seu estado de funcionamento.

Problemas que ocorrem na ausência ou na ineficiência das Válvulas Redutoras de Pressão:

⚪ Ruptura de tubulação, conexões e flexíveis;

⚪ Ruídos na tubulação;

⚪ Golpe de aríete;

⚪ Desconforto no banho;

⚪ Excessivo consumo de água;

⚪ Panes nas máquinas de lavar louça e roupa.